17/02/2013


你好(Ni Hao) 巴西 (Ba xi) / Oi Brasil,


Já deu para perceber que meu mandarim tá evoluindo, né?! GRAÇAS A DEUS! Passei um pouco tempo afastado do blog (leia-se sem tempo), pois devido ao feriado de ano novo tive uma sobrecarga enorme de trabalho. Aproveitando que estou com um tempinho livre resolvi dar uma atualizada por aqui. E sabe de uma coisa? Foi até dificil escolher um assunto para narrar dessa minha louca vida na China. Vou tentar montar um resumo daquilo que julguei mais bizarrou (ou engraçado - depende de como você encara as coisas).

ANO NOVO CHINÊS

 

Meu jantar de ano novo com pé de galinha e ovo preto (hummm)
É bem provável que já saiba que por essas bandas o ano novo é celebrado de acordo com o calendário lunar, ou seja, ano só troca de fato em feverreiro. Pra ser sincero, eu tava até meio triste por isso, pois o réveillon que eu tava acostumado a ver com direito a fogos de artificio, muita comida e familia reunida me trouxe um quê de tristeza por lembrar que: primeiro eu estava distante de minha mãe, irmão e amigos; segundo, não tinha as comidinhas tipicas de dezembro (Ah, como uma farofa faz falta, hein?!); terceiro, só ouvi uns foguinhos de artificio no dia 31/12 e às 22h eu já estava de pijama pronto para dormir.




Fiquei muito feliz ao pegar o metrô e poder ir sentado :)
O que eu não vi em dezembro vi em feverreiro (tirando a parte da saudade e da comida). Sabe aquele clima de ano novo no qual todo mundo deseja feliz ano e se reune para comer e ver os fogos no céu? E em termos de fogos de artificios, no domingo (10/02) foi o que eu mais escutei (sem mentira nenhuma que me senti em um campo de guerra, ouvindo explosões no céu o tempo todo) e foi assim a semana toda. O interresante para mim foi pela primeira vez perceber que literalmente o país parou. Lojas fechadas por uma semana e todos os chineses viajando para a sua cidade natal - e olha que eu moro num cidade com 15 milhões de habitantes e foi  primeira vez que não me senti espremido no metrô.

 

Para comemorar o ano novo, a empresa na qual trabalho promoveu essa competição. Olha, nunca suei tanto na minha vida. Essas provas na qual deve-se carregar as coisas realmente são para testar a força das pessoas - quase morri nesse dia rs.

LEIS TRABALHISTAS

  

Descubri uma coisa interessante recentemente durante uma reunião do RH (em mandarim, é claro) no qual eles estavam apresentando as politicas trabalhistas da empresa para os funcionários. Na empresa onde eu atuo há, além de mim, mais dois estrangeiros e é uma empresa relativamente grande com quase 500 funcionários. Foi nessa palestra do RH que descobri o porquê dos chineses não pararem muito tempo em uma empresa. Pasmem, mas quando o funcionário completa 12 meses de trabalho ele ganha simplesmente cinco dias de férias (é claro que eu ri para não chorar). E no meio da palestra a chefe do RH disse com muito orgulho que ao completar 10 anos o funcionário ganhar 10 dias (um negócio da China). Quando eu contei ao meus colegas que no Brasil o funcionário tem o direito de 30 dias eles acharam a coisa mais legal e incrível do mundo. A outra coisa que achei bem bizarro é que as férias não são remuneradas, porém ao completar 12 meses os funcionários ganham um segundo salário como forma de bonificação (Na real isso soa como o 13º aí no Brasil).

 SEGUNDA VISITA AO HOSPITAL


Eu nunca fui uma pessoa fã de hospitais e sempre os procurava como minha última alternativa (tipo questão de vida ou morte). Na China esse meu desejo se elevou a miléssima potência pois:

  1. Nunca acho ninguém que me entenda (digo, que compreenda ao menos inglês);
  2. Sempre encontro alguns ambientes bem sujos;
  3. Privacidade? Meu filho, esqueça isso!;
  4. Os remédios chineses (apesar de salvarem minha vida) tem um gosto horrível.

Meu corpo é foda. Ele simplesmente inventou de me dar um disenteria e acabei passando por um momento de rei. Pensei logo que eu estive com algum tipo ameba ou outra verme similar habitando meu ser (o que era bem presumivel visto como as comidas são feitas sem a menor higiene por aqui). Eu não sabia se ficava mais tenso por não parar de me vazar ou por saber que eu tinha que ir ao hospital e ter que explicar isso ao médico. Como eu já estava quase para morer pelo c*&¨¨% não restou outra solução. Meu colega de apartamento Drew me ajudou a chegar até o hospital e para minha surpresa encontramos uma médica que falava inglês e logo ela me recomendou um exame de fezes.

Gente, fazer exame de cocô na China é pedir para morrer, pois:

  1. Você tem que depositar seu material em um copinho que parece de café;
  2. Você deve fazer seu produto agachado;
  3. O banheiro que eu estava não tinha porta, então além de agachado todo mundo via o que estava sendo feito lá dentro;
  4. o copinho não tem tampa, então você vai ao banheiro e sai por aí desfilando o corredor inteiro em um momento intimo tipo você e a merda; 

Meu amigo de exame de fezes
Mediante a este cenário e vendo que realmente as pessoas estavam fazendo cocô e tinham que desfilar o corredor inteiro na maior naturalidade com o seu copinho e cocozinho a amostra, eu só pedia ao meu corpo para ter um pouco de força para que pudesse fazer em casa. As minhas preces deram certo, voltei para casa e pude ter um pouco de privacidade.

Até a Chris Dumont tentou me ajudar mandando algumas palavras bem utéis para mostrar ao pessoal do hospital. O problema é que eles começam a falar e eu não entendo pn o que eles querem me dizer e nem eles a mim.

Sms da Chris que me ajudou na hora do laboratório

Como se não bastasse a falta de privacidade, o rapaz que recebe o potinho ainda queria que eu abrisse o meu copinho (que por sinal estava muito bem lacrado) para despejar o conteúdo dentro do copinho deles. Dúvido que aquele copinho do hospital estivesse esterelizado. Bom, depois de algumas mimicas na qual eu explicava que não era uma boa ideia abrir e mudar de recipiente, o rapaz muito puto levou o meu copo para o cara do laboratório. Gente, para minha supresa e do Drew, o exame era feito em uma janela do mesmo lado onde você entrega o seu produto e tipo o cara mexe lá com o microscópio na frente de todo mundo. Eu conseguia ver o que ele estava fazendo e nessa hora até pedi um momento de privacidade do Drew para que não olhasse, afinal, era o meu cocô que estava lá. Mais surpreso fiquei quando o exame ficou pronto em 5 minutos e para meu alivio não era nenhuma verme e sim uma indisposição intestinal causada pela comida chinesa. Uma enfermeira me disse que é muito normal esse tipo de coisas entre os estrangeiros e que eu só precisava evitar um pouco a comida local. Tomei uma injeção e algumas pilular da medicina chinesa e graças a Deus estou melhor. Espero não voltar lá tão cedo :)
 

 



3 comentários:

Unknown disse...

Kkkkkkk, Cara achei seu blog por acaso através de um link.
Ri demais desse post.
Vc é muito engraçado. Ja adicionei aos favoritos e lerei tudo o q vc escrever.
Por favor, não abandone o blog. A internet precisa de pessoas como vc.
Abraços,
Frida

Anônimo disse...

Cara, ao menos ganha bem nessa empresa que tu trabalhas? Porque não ter férias, não ter remuneração de férias e só rolar 5 dias para visitar a família (Papaléguas mode: ON), tem que ganhar muito bem para se trabalhar na China ou ter o seu próprio negócio!

Agora eu ri com teu problema no hospital. (kkkk) Se era a última alternativa (caso de vida e morte), acredito que agora será literalmente tua última alternativa, obrigado por avisar, quando eu for na china vou passar longe de um.

Posta mais, ÊRIVAN!

Abraço mano, se cuida!

Unknown disse...

tá valendo sim. Apesar dos pesares estou ganhando uma bagagem muito boa. Obrigado pelo elogio Pitaqueiras :)

Postar um comentário